EDITORIAL
Setembro ganhou duas edições do newsletter porque temos muitas novidades para contar: são eventos, como o webinar coordenado pela CQS/FV Advogados, que abordou os editais da Lei paulo Gustavo, e a Gamecon Talks que aconteceu no Acre, nos dias 20 e 22 de setembro, Entre os palestrantes do evento, teve a VP da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), Carolina Caravana, e Eros Silva, da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos); ambos falaram sobre a indústria de games do Brasil. Também temos o lançamento do fact sheet da pesquisa da indústria nacional de games, edição 2023, que foi apresentado ao mercado internacional durante a gamescom, realizada em Colônia, na Alemanha, em agosto. No começo do mês tivemos a XDS (External Development Summit), que aconteceu em Vancouver, no Canadá. Para novembro já está na agenda do Projeto Setorial de Exportação Brazil Games o Web Summit de Lisboa, que em sua 14a edição vai, pela primeira vez, contar com um grupo de sete empresas do Brasil.
GAMECON TALKS ACRE
Gamecon Talks aconteceu em setembro no Acre
Carolina Caravana, da Abragames e Eros Silva, da ApexBrasil, foram palestrantes.
Entre os dias 20 e 22 de setembro, na Universidade Federal do Acre, (UFAC), Carolina Caravana, vice-presidente da Associação, subiu ao palco da Gamecon Talks Acre para falar sobre diversos aspectos do ecossistema de jogos digitais no Brasil, incluindo empresas, perspectivas de desenvolvimento, momento e poder transformador dos games como ferramenta social e econômica.Carolina falou em um painel junto com Eros Ramos, gestor de portfólios de programas de promoção comercial internacional na ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). Na oportunidade foram apresentados dados da prévia da Segunda Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que foi coordenada pela própria associação em parceria com a ApexBrasil. O conteúdo tem como principal objetivo fomentar a discussão sobre games por meio da união entre educação, evolução tecnológica e criatividade artística no Brasil.
Com participação de desenvolvedores, entusiastas e estudantes, o evento dialoga diretamente com a proposta de gerar um ecossistema sólido e atrativo para investimentos, estimulando a geração de empregos e levando o Brasil a conquistar resultados cada vez maiores, como explica Carolina: “O Gamecon Talks reúne grandes nomes da indústria, e é uma excelente chance de valorizar o crescimento e a evolução dos games tanto no aspecto social quanto no econômico, inclusive na região Norte do Brasil. Temos certeza que os jogos têm o poder de transformar vidas, comunidades e nações de diversas maneiras, e é isso que queremos”.
Para Eros Ramos, da ApexBrasil, o evento é uma grande iniciativa para demonstrar o que o mercado global de games pode representar em termos de oportunidades na geração de renda, desenvolvimento regional e inclusão. “A região norte do Brasil pode se beneficiar na geração de emprego e renda, e o evento é uma ferramenta importante para desmistificar o processo de criação de games e como pequenos estúdios podem acessar um mercado global de forma segura e organizada, independente de sua localização geográfica”, explica Eros.
Os temas debatidos foram muito bem recebidos pelo público, e os resultados foram considerados excelentes pelos organizadores.
WEBINAR
Editais de Games da Lei Paulo Gustavo
Webinar realizado pela CQS/FV Advogados tira dúvidas dos associados.
Com a participação de mais de 70 empresas associadas à Abragames, o webinar ministrado pela CQS/FV Advogados foi um sucesso! Muitas dúvidas sobre o edital da Lei Paulo Gustavo foram esclarecidas. Quem quiser assistir ao vídeo do webinar, pode acessar o link: WEBINAR CQS/FV ADVOGADOS
PESQUISA: INDÚSTRIA NACIONAL DE GAMES
Fact Sheet da Pesquisa de 2023 é lançado em agosto
A prévia do material faz um bom balanço do mercado nacional de games.
Veja abaixo alguns pontos abordados na prévia da pesquisa. Para ler o resumo completo, acesse AQUI.
- O mercado internacional está atento ao trabalho dos brasileiros, que têm feito muito sucesso lá fora. O investimento interno, por meio de projetos específicos e de políticas públicas mais estratégicas, pode atrair esses investidores para o Brasil, evitando que as grandes empresas levem nossos talentos para trabalhar em suas bases no exterior. Retenção e competitividade, e entender que a cadeia é uma cadeia transversal entre audiovisual e tecnologia. Não são só os programadores que precisamos de mais, precisamos de mais artistas, mais músicos, mais roteiristas, mais diretores, mais produtores.
- Hoje o Brasil tem mais de 1000 estúdios mapeados e mais de 2600 jogos próprios ou desenvolvidos para terceiros, lançados entre 2020 e 2022, sendo 1008 registrados apenas nesse último ano. Somados a estes fatores observou-se investimentos diretos em projetos e empresas locais.
- Metade das desenvolvedoras nacionais que atuam no mercado internacional, obtiveram mais de 70% de seu faturamento internacionalmente. O número de desenvolvedores sobe para 65% quando considerados os estúdios cujo faturamento no exterior é maior que 50%.
- O número crescente de jogos lançados no exterior reforça a posição dos estúdios brasileiros no mercado consumidor.
- A questão da distribuição também gera novas oportunidades e desafios. Os Estados Unidos e a América Latina continuam sendo os principais mercados destino das vendas de empresas brasileiras exportadoras (57%). Já a Europa Ocidental obteve o maior crescimento como mercado-alvo de 2021 para 2022, subindo de 49% para 54%. Como o ecossistema é amarrados, as mesmas empresas fabricam o hardware de consumo em sua maioria, são donas das lojas de distribuição
- Para que as empresas possam aumentar sua maturidade internacional, a exposição nestes mercados é um fator decisivo. O acesso a capital via publicadoras internacionais tem aumentado, e esse fato é fruto da exposição das empresas brasileiras em eventos B2B.
- O projeto Brazil Games, uma parceria da Abragames com a ApexBrasil, tem contribuído para que diversas empresas brasileiras possam ser expostas a experiências internacionais. A participação em eventos internacionais de negócios como visitante/ouvinte tem sido a situação mais comum entre as empresas brasileiras.
WEB SUMMIT LISBOA
Evento internacional acontecerá em novembro, em Lisboa
Empresas do Brasil participam pela 1a vez.
O Web Summit é um evento internacional realizado em Lisboa, Portugal, que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria. Um dos pontos altos do Web Summit é o fato de ser uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo.
Em 2022 o evento contou com mais de 70 mil participantes, que puderam participar de palestras sobre os temas afetos às empresas de base tecnológica, exposição de grandes empresas e instituições internacionais, promoção de conexões entre empresas e investidores, capacitações, oportunidades de divulgação para startups, e promoção da imagem das instituições apoiadoras.
A ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o SEBRAE e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), e com o apoio de outras instituições brasileiras, promoverão, de 12 a 17 de novembro de 2023, a Missão de Internacionalização ao Web Summit, sendo seu público-alvo empresas inovadoras brasileiras com potencial realização de negócios em Portugal ou na Europa.
A Abragames, por meio do Projeto Brazil Games, está participando com um grupo de sete empresas nacionais. As empresas que vão participar do Web Summit, também receberão uma credencial para o evento DevGAMM, que acontece na mesma semana, dias 16 e 17 de novembro, e está focado somente na audiência B2B. Informações DevGAMM: https://devgamm.com/lisbon2023/
Informações importantes sobre o Web Summit e a ação:
Data: 13 a 16 de novembro de 2023 (a ação da Apex começará no dia 12 e vai até o dia 17)
Local: Lisboa, Portugal
Organizador do Web Summit: Connected Intelligence Limited
Site: websummit.com
NOVOS JOGOS QUBYTE INTERACTIVE
Sobreviva ao cotidiano em Talk to Strangers no Nintendo Switch
A QUByte Interactive, em parceria com a Post Mortem Pixels, lançou o jogo Talk to Strangers para Nintendo Switch.
Talk to Strangers é um jogo de sobrevivência no cotidiano. O player irá vivenciar conversas de porta em porta, que vão de coisas bizarras a mundanas, enquanto tenta vender produtos para estranhos. Mas a questão que caracteriza o jogo é o fato de nada ser o que parece neste bairro. Você pode entender melhor o estilo de arte atraente e consistente que também compõe o jogo, basta assistir ao trailer.
Beat ‘Em Up Archives: ‘Iron Commando’ e ‘Legend’ já estão disponíveis como parte da linha de Clássicos da QUByte
A QUByte Interactive, em parceria com a PIKO Interactive, disponibilizou o jogo para Nintendo Switch, PlayStation 4/5, Xbox One e Xbox Series S|X.
Legend é um jogo do estilo beat ‘em up com deslocamento lateral, onde os jogadores assumem o controle dos personagens Kaor e Igor através de sete estágios temáticos diferentes no reino de Sellech. O objetivo principal consiste em derrotar o filho corrupto do rei da terra, Clovis.
Sobre a QUByte Interactive
A QUByte é a maior editora da América Latina no segmento indie para consoles e possui seu estúdio de desenvolvimento interno, que está trabalhando atualmente em MARS 2120. O objetivo da QUByte é desenvolver a indústria local por meio de parcerias em portabilidade, publicação e desenvolvimento de jogos.
Sobre a PIKO Interactive
Empresa de desenvolvimento e publicação de jogos que se concentra em lançar jogos de vídeo em formato de cartucho para consoles retrô e trazê-los para consoles modernos e PC.
Sobre Post Mortem Pixels
Post Mortem Pixels é um selo punk de jogos independentes. É composta principalmente por Dilly, Daniel e Kawakeiko. Buscam criar jogos que exploram a meio como linguagem na cultura.
Todos os direitos reservados © 2023 QUByte Interactive.
NOVOS JOGOS
Game WILD AMERICAS lançou número 1 do seu quadrinho transmídia
Upsetter Studios apresenta WILD AMERICAS O JOGO: PRÓLOGO.
Explore, cace, pesque, ande de caiaque e escale Mountain Island, enquanto descobre os segredos do império de Deacon Copperpot. Não perca a aventura de sobreviver ao deserto e à vida selvagem que esse gameplay proporciona. Para ler o quadrinho, produzido pela brasileira Ghost Jack, acesse o site. Assim, ao embarcar na história e em sua aventura, você estará mais preparado para ver como funciona o jogo pelo website.
O Estúdio Spacefrog lançou seu primeiro jogo para mobile
Coinland é um jogo estilo RPG de mecânicas simples, que ensina conceitos financeiros e experiências na área da educação financeira.
Com os irmãos Racoon – Melissa e Billy – você viverá uma aventura valiosa e descobrirá as respostas para perguntas como: De onde vem o dinheiro? Para compreender melhor a dinâmica do jogo, assista ao trailer e faça o download do jogo na Google Play.
SOBRE A SPACEFROG
Na Spacefrog, criamos experiências de aprendizado baseadas em jogos! Acreditamos que os jogos têm o poder de alcançar objetivos além do entretenimento. Eles são uma ferramenta incrivelmente poderosa na educação, pois os alunos estão aprendendo enquanto se divertem. Além disso, eles são excelentes canais para o engajamento, inspiração, motivação, conexão social e criatividade. Os jogos digitais são ambientes ideais para envolver os alunos em conteúdos complexos, dando-lhes o poder de descobrir as coisas no seu próprio ritmo e de uma maneira que eles adoram.
MERCADO
Descubra o estilo da Izyplay Game Studio
A Izyplay nasceu em 2010 com o objetivo de levar diversão para os jogadores ao redor do mundo todo.
A Izyplay busca trazer a inclusão para o seu time e seus games. Isso se reflete não apenas em como criam o conteúdo, mas também nos jogadores que o consomem. É dada atenção tanto para o jogador inexperiente, que iniciou sua jornada nos games pelo celular, mas também para o jogador experiente, que procura uma experiência significativa em seu console. Conheça o website da empresa e fique por dentro de suas novidades.
OPORTUNIDADE
Produção de games também é contemplada pela Lei Paulo Gustavo
Por Aline Akemi Freitas
De acordo com a Lei Paulo Gustavo (LPG), a Lei complementar nº 195/22, R$ 1,95 bilhão poderá ser destinado para apoiar produções audiovisuais, de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento, inclusive aquelas com origem em recursos públicos ou financiamento estrangeiro.
No detalhamento do Decreto nº 11.523/23 , entre as produções audiovisuais, poderão ser contemplados: desenvolvimento de roteiro; núcleos criativos; produção de curtas, médias e longas-metragens; séries e webséries; telefilmes nos gêneros ficção, documentário e animação; produção de games; videoclipes; etapas de finalização; pós-produção; e outros formatos de produção audiovisual.
Para execução da LPG, as secretarias de cultura poderão publicar editais de apoio à criação de jogos eletrônicos. Dessa forma, os desenvolvedores terão oportunidades de financiamento público direto de ações que se enquadrem nas exigências do Distrito Federal e de cada estado e município.
O bom exemplo do Rio de Janeiro
Um exemplo é a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), que anunciou proposta de edital que deverá “apoiar financeiramente 37 propostas de desenvolvimento e criação de jogos eletrônicos e protótipos jogáveis, de caráter educativo, divididos nas seguintes categorias”:
- Categoria A – Produção de Jogos Eletrônicos: 16 prêmios de R$ 600 mil;
- Categoria B – Criação de Protótipos Jogáveis: 21 prêmios de R$ 100 mil.
Com isso, o investimento no setor de games será, ao todo, de R$ 11.700 milhões neste edital.
Como a fluminense, outras secretarias poderão lançar editais com o objetivo de apoiar projetos de produção de games. Assim, surgirão novas oportunidades de financiamento público para a indústria de jogos eletrônicos, nas cinco regiões do país.
Para tanto, será de suma importância acessar os órgãos locais responsáveis pela Cultura, participando das audiências e consultas públicas ou outros formatos de escuta que possam ser adotados, de forma a levar aos gestores a demanda por financiamento nesse segmento audiovisual.
A participação da sociedade civil e a percepção da demanda pelos gestores permitirá o direcionamento de recursos da Paulo Gustavo e o impulsionamento da indústria de jogos eletrônicos.
Dinâmica e prazos
O Distrito Federal, todos os estados e quase 90% dos municípios que aderiram ao LPG já receberam os recursos para serem aplicados conforme os planos de ação aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC).
A partir disso, eles têm até 31 de dezembro de 2023 para fazer escutas com o setor cultural, lançar editais, selecionar os beneficiários e organizar o repasse dos recursos.
Após o recebimento dos valores, o Distrito Federal, os estados e os municípios terão o prazo de 24 meses para apresentar seus respectivos relatórios de execução para o MinC.
*Aline Akemi Freitas é sócia do CQS/FV Advogados. E-mail: aline@cqsfv.com.br
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.