Editorial
O ano de 2024 passou rápido e a nossa agenda acompanhou o ritmo> A Abragames participou de muitos eventos, realizou projetos incríveis, firmou parcerias importantes e alavancou os planos para o próximo ano, que promete ser de muitas novidades, trabalho e resultados que vão contribuir ainda mais para o crescimento da indústria. O Projeto Setorial Brazil Games, uma parceria entre a Abragames e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), levou nossos estúdios pelo mundo afora, expondo o Brasil e seus talentos nos principais eventos de games do mundo. Além disso, o Brazil Games lançou seu novo website, que chegou cheio de novidades, incluindo uma nova logomarca do Projeto! Fizemos muitas coisas, mas já estamos de olho no que vem por aí. Esperamos que vocês tenham excelentes festas e que cheguem em 2025 junto com a gente!
Gamescom latam 2025
A gamescom latam BIG FESTIVAL 2025 está com inscrições abertas até 15 de janeiro, 2025
Se você não conseguiu se inscrever, corra que o prazo foi estendido – a inscrição é gratuita!
Saiba mais: O BIG Festival (Best International Games Festival), realizado desde 2012, é a principal competição de jogos independentes na América Latina. Anualmente, são selecionados os 100 melhores e mais inovadores jogos de todo o mundo, os quais são apresentados em primeira mão para o público jogar.
Desde 2024, o BIG Festival acontece dentro da gamescom latam, que irá acontecer de 30/04/2025 a 04/05/2025 no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. E esta, sem dúvidas, será uma excelente oportunidade para os desenvolvedores, que poderão se conectar com profissionais da indústria, participar de painéis, ganhar visibilidade na mídia internacional e concorrer a premiações.
Que jogos podem participar?
- Os jogos não precisam estar finalizados, mas precisam estar em condições de serem jogados e avaliados pelo Comitê de Seleção.
- Serão aceitos jogos não-lançados ou com até 2 anos de lançamento no primeiro dia do evento (lançados a partir de 30/04/2022).
- Há uma categoria especial para jogos não-lançado
- Quem já se inscreveu dentro do primeiro prazo, 15 de dezembro, e quiser mudar o jogo, a apresentação etc., pode aproveitar a nova data e fazer as alterações desejadas.
Confira aqui o regulamento completo.
Não perca o prazo, que encerra em 15 de janeiro de 2025.
Os jogos selecionados terão um quiosque na área B2B da gamescom latam para o público testar, além disso, os finalistas ficarão disponíveis em uma página especial na Steam e compartilhados para que influenciadores parceiros da gamescom latam possam promovê-los. Serão oferecidas, também, oportunidades para os jogos finalistas nos palcos e entrevistas com os parceiros de mídia do festival.
Clique aqui para inscrever o seu jogo e viver essa experiência.
Brasil Tá Pra Game
Concurso ‘Brasil Tá Pra Game’ anunciou os vencedores que irão divulgar destinos turísticos do país através de jogos digitais
Iniciativa promovida pela Embratur e Abragames teve 51 concorrentes e premiou três projetos de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.
Saiba mais: A Embratur, por meio do EmbraturLAB, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, Abragames, premiou três dos dez jogos digitais pré-selecionados no concurso Brasil Tá Pra Game, que envolveu 51 participantes de todo o país. A cerimônia foi realizada na Arena Gamer do Engenhão, no Rio de Janeiro, que ficou lotada de apaixonados por jogos digitais.
O jogo “Língua”, do Estúdio Guilherme Giacomini, de São Paulo, conquistou o primeiro lugar, seguido por “Árida”, do Estúdio Aoca Game Lab, da Bahia. Em terceiro, ficou “Aleijadinho Virtual”, do Studio KwO, do Rio de Janeiro. O vencedor recebeu um prêmio de R$70 mil, enquanto o segundo e terceiro colocados ganharam R$40 mil cada.
Atualmente, mais da metade dos desenvolvedores de jogos no Brasil trabalha no mercado internacional, gerando mais de 70% de sua receita fora do país. Esses números motivaram a Embratur e a Abragames a criarem a premiação, reconhecendo o potencial dos jogos como ferramenta para promover o Brasil no exterior.
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, ressaltou a relevância do concurso para o setor: “A parceria entre a Abragames e a Embratur é essencial para ampliar e consolidar o Brasil como uma potência industrial, cultural e turística, apresentando nossas histórias, paisagens, sociedade e criatividade por meio dos games”.
Ele acrescentou: “O Brasil Tá Pra Game destacou jogos que abordam nossa cultura, história e identidade de forma moderna, jovem e universal. Valorizar games que promovem a rica cultura brasileira e a indústria digital nacional é exercer soft power no século 21, além de aprimorar a comunicação com potenciais turistas, que também são gamers”.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre os jogos vencedores:
- Jogo “Língua” do Estúdio Guilherme Giacomini (São Paulo)
Língua acompanha a aventura de Beto, um garoto que vive no sertão do Nordeste do Brasil. Quando o último animal de sua pequena fazenda desaparece, ele decide explorar a caatinga brasileira e acaba se deparando com uma parte mágica de seu mundo. Ao longo do caminho, Beto encontra personagens folclóricos e os ajuda em uma missão muito importante, que o levará em uma jornada híbrida entre magia e realidade!
- Jogo “Árida” do Estúdio Aoca Game Lab (Bahia)
Game de aventura com versões para PC e Mobile, conta uma história de sobrevivência e aventura no sertão brasileiro. O jogador deve enfrentar a seca para explorar as regiões mais áridas, reunir recursos e descobrir pistas sobre o destino da jovem Cícera. Afetados por uma grande seca, os personagens se confortam nos boatos sobre a existência de uma terra prometida bem no meio do sertão. Lá, dizem, “a seca não se cria. Os barrancos são de cuscuz e os rios são de leite”. Diante disso, eles decidem então seguir uma romaria em busca do tal lugar.
- Jogo “Aleijadinho Virtual” do Estúdio Studio KwO (Rio de Janeiro)
Uma imersão interativa na vida e obra do maior artista do Brasil Colonial, combinando realidade virtual (VR) com uma exposição em realidade aumentada (AR). O projeto oferece a oportunidade de explorar de perto o legado do Patrono das Artes do Brasil, transportando o jogador para cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Congonhas, onde o artista viveu. Com a digitalização 3D de suas obras e igrejas, é possível admirar cada detalhe de sua contribuição artística em uma experiência única. Aleijadinho é retratado com fidelidade às pesquisas históricas, utilizando uma abordagem de questões atuais, como a sua origem racial. Na exposição em realidade aumentada, é possível interagir com suas obras em hologramas de alta definição, utilizando a câmera do celular para uma experiência inovadora
Destaques
A banca avaliadora destacou o alto nível dos jogos inscritos, superando as expectativas. Durante o processo de avaliação, dois trabalhos se sobressaíram e receberam estatuetas na cerimônia realizada na Arena Gamer: Teleforum e Maranhão Encantado. Confira os detalhes:
Destaque por Qualidade Técnica – “Teleforum”
- Estúdio: Monumenta Collab (Distrito Federal)
Teleforum cria uma atmosfera de horror denso e perturbador ao narrar a história de dois repórteres que visitam a casa de uma viúva para produzir uma matéria sensacionalista sobre a morte de seu marido, que ocorreu ao vivo na noite anterior. O jogo explora temas como obsessão e o sensacionalismo da mídia, destacando o impacto emocional na personagem entrevistada. A narrativa se desenvolve de maneira cíclica, repleta de mistérios e segredos.
Reconhecido pelo seu design excepcional, o jogo foi vencedor das categorias Melhor Design, Melhor Narrativa e Melhor Áudio no SBGames 2023 e integrou o Panorama Brasil na GAMESCOM Latam 2024.
Destaque por Promoção da Cultura Regional Brasileira – “Maranhão Encantado”
- Estúdio: Trapcat (Maranhão)
Maranhão Encantado é um jogo de quebra-cabeças que convida o jogador a combinar encantos (representações de lendas maranhenses e brasileiras) para desbloquear novos encantos e avançar no jogo. Com uma jogabilidade simples de aprender, mas desafiadora de dominar, o jogo proporciona uma experiência cativante enquanto promove a riqueza cultural do Maranhão e do Brasil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o prêmio integrou a estratégia da entidade de promover o turismo brasileiro por meio de conteúdos audiovisuais, com foco no crescente mercado de games. Segundo Freixo, os jogos digitais têm um enorme potencial para influenciar decisões de consumo e posicionar o Brasil como um destino turístico inovador e atrativo.
Indie Games Fund
Conheça os 10 estúdios de jogos indie selecionados para o Indie Games Fund 2024
Dez estúdios da América Latina foram selecionados para receber US$ 2 milhões em financiamento e orientação prática de especialistas do Google Play.
Saiba mais: No mês de novembro, aconteceu o Partner Day Latam, o evento do Google onde foram anunciados os estúdios selecionados para o Indie Games Fund do Google Play. Dez estúdios da América Latina foram selecionados para receber US$ 2 milhões em financiamento e orientação prática de especialistas do Google Play. Isso ajudará os fundadores selecionados e suas equipes a continuar expandindo seus negócios, aprimorando suas capacidades de desenvolvimento de jogos, contratando mais pessoas e alcançando um público global maior por meio do Google Play.
Os nossos estúdios associados, Mad Mimic, Minimol Games e Plot Kids foram contemplados para receber financiamento e orientação prática do Google Play!
- Minimol Games (Brazil) Jogo: Chessarama
A Minimol Games, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, é um estúdio indie conhecido por criar jogos inovadores e acessíveis, que combinam elementos de estratégia e quebra-cabeças. Fundado em 2019, o estúdio lançou 31 títulos para PC e consoles, com Chessarama sendo seu principal destaque. Chessarama reinventa o xadrez clássico ao transformar suas peças e movimentos em uma variedade de quebra-cabeças e jogos de estratégia envolventes, cada um com temas únicos, que vão desde batalhas medievais até a vida tranquila no campo. Projetado para atrair tanto os amantes do xadrez quanto os novatos, Chessarama oferece uma maneira nova e refrescante de vivenciar o jogo atemporal.
- Plot Kids (Brazil) Game: Play Together TV
Fundada em 2014, a Plot Kids é uma equipe brasileira de desenvolvimento de jogos com um histórico de criação de jogos envolventes e voltados para toda a família. Liderada por Leonardo Bilck e Luiza Guerreiro, a Plot Kids lançou diversos projetos ao longo dos anos, sempre com o compromisso de promover a conexão por meio do brincar. Seu projeto mais recente, Play Together TV, foi inspirado na alegria dos momentos compartilhados entre amigos e familiares. Com Play Together TV, as pessoas podem usar seus celulares para competir em mini-games rápidos e interativos em uma tela compartilhada, criando memórias que perduram muito além do fim do jogo.
- Mad Mimic (Brazil) Game: Dandy Ace
A Mad Mimic é uma desenvolvedora indie brasileira que lançou com sucesso jogos como No Heroes Here, Mônica e a Guarda dos Coelhos e Dandy Ace. Dandy Ace é uma experiência roguelike intensa e cheia de ação, que acompanha um fabuloso mágico em sua jornada para combinar e usar cartas mágicas enquanto enfrenta inimigos, coleta tesouros e tenta derrotar o Ilusionista dos Olhos Verdes, Lele, que o aprisionou em um espelho amaldiçoado. A principal referência para o desenvolvimento de Dandy Ace foi Alice no País das Maravilhas, além de uma combinação de vários outros roguelikes.
Confira aqui todos os 10 ganhadores.
Cinema nosso
“Os Quatro da Candelária” é uma série dirigida por Luis Lomenha, fundador do Cinema Nosso e da Jabuti Filmes.
Estreou na Netflix a série dirigida por parceiros da Abragames, que já é grande sucesso em todo o país.
Saiba mais: “Os Quatro da Candelária” é uma série ficcional de quatro episódios que retrata as 36h antes da noite que ficou conhecida como a Chacina da Candelária.
Quatro sobreviventes que tiveram o seu destino atravessado por essa tragédia deram os seus depoimentos que ajudaram a dar o tom e a narrativa da série: Jesus (Andrei Marques), Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo) e Pipoca (Wendy Queiroz). Para quem não lembra, a chacina aconteceu em 1993 na praça em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, quando oito crianças e adolescentes que dormiam no local foram executadas.
A minissérie mistura realidade e ficção, e para desenvolver o projeto, Luis Lomenha e sua equipe entrevistaram sobreviventes da chacina, abordando não apenas o crime, mas também seus sonhos, resgatando a infância das crianças vítimas e retratando-as de maneira humanizada. Embora o crime seja um ponto central da narrativa, a trama também incorpora elementos de fantasia e realismo mágico.
Políticas Públicas para o nosso setor
Veja o nosso presidente, Rodrigo Terra, falando para a TeleViva sobre as Políticas Públicas para o setor
Na conversa com a TeleViva, Terra destacou as conexões entre os games e o audiovisual tradicional, como filmes e séries.
Saiba mais: O nosso presidente, Rodrigo Terra, teve a oportunidade de conversar com a TeleViva e abordar o panorama do mercado brasileiro de games hoje no país. Atualmente, existem mais de mil estúdios em operação, em um setor que registrou um crescimento de 169% entre 2018 e 2022. O país é considerado a região mais promissora da indústria global de games, sendo o maior mercado do segmento na América Latina, o quinto maior do mundo em jogos mobile e o 10º no ranking geral.
O setor surgiu no final da década de 1970, originado por experimentos acadêmicos na Costa Oeste dos Estados Unidos, região que também deu origem ao ecossistema do Vale do Silício. Esse vínculo com o desenvolvimento tecnológico foi um diferencial marcante. Ao longo dos anos, a indústria evoluiu, e nos anos 1990, os estúdios californianos perceberam o potencial dos games como uma mídia complementar ao mercado cinematográfico. Foi nesse contexto que grandes empresas de Hollywood começaram a investir na área, buscando expandir suas propriedades intelectuais para além do cinema.
Paralelamente, o Japão desenvolveu um interesse crescente pelo setor e iniciou a criação de divisões específicas para games. Embora o conceito não fosse novo, foi entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000 que a indústria realmente se consolidou. Nesse período, surgiram novos participantes, como a Microsoft, e o mercado passou por uma renovação, estabelecendo um ecossistema moderno para a distribuição de jogos tanto em PCs quanto em consoles, explicou o presidente.
É importante lembrar que, em 2024, o setor de games celebrou a assinatura do Marco Legal dos Games, que trouxe avanços importantes. Entre os principais benefícios estão o reconhecimento dos jogos como software e ativos culturais, a definição clara de empresas e profissionais da área, o que favorece estúdios e trabalhadores independentes, o incentivo a novos talentos e o acesso simplificado a ferramentas de trabalho. Além disso, o Marco formalizou o uso dos games em áreas além do entretenimento, como educação e terapia.
Durante a conversa com a TeleViva, Terra destacou as conexões entre os games e o audiovisual tradicional, como filmes e séries. Ele apontou que, embora sejam mídias distintas, compartilham muitas características. Ao discutir as metas e diretrizes específicas para os games, o presidente da Abragames enfatizou a necessidade de políticas públicas direcionadas ao setor. Ele defendeu a regulamentação da indústria, a formulação de políticas estruturantes com foco no longo prazo e o fortalecimento do soft power brasileiro, inspirado em estratégias já aplicadas no cinema e nas séries. Por ser uma área com grande potencial cultural, ele argumenta que o setor merece investimentos públicos robustos, seguindo modelos bem-sucedidos de outros países. Nesse cenário, Terra também reconheceu a contribuição da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que apoia o setor há mais de uma década.
Oficina de construção com o Sebrae Nacional
Esse mês aconteceu a Oficina de construção do Plano de Trabalho para Acordo de Cooperação Técnica em Games
Em parceria com o Sebrae Nacional, a Abragames esteve em Brasília com representantes de todas as regiões do país.
Saiba mais: Com a presença do nosso presidente Rodrigo Terra, da gerente do Projeto Brazil Games, Patricia Sato, da Diretora de Relações Internacionais e Governamentais, Raquel Gontijo Menezes, e de Eros Silva, representando a ApexBrasil, a Abragames participou da Oficina de construção do Plano de Trabalho para Acordo de Cooperação Técnica em Games
Essa oficina teve o objetivo de reunir representantes de todas as regiões do Brasil para desenvolver, em conjunto, um plano estratégico de ações para fortalecer a competitividade dos micro e pequenos desenvolvedores de games no país.
Para mais informações, acesse as redes sociais da Abragames.
The Final Exam
Em “The Final Exam”, os jogadores aprendem sobre cinco projetos de lei essenciais para prevenir tragédias.
A Webcore Games, em parceria com a DRUID Creative Gaming e Flutu Music, desenvolveu um jogo para a nova campanha da ONG Change the Ref e da Energy BBDO Chicago
Saiba mais: Em The Final Exam, (O Exame Final), os jogadores são desafiados a sobreviver a um tiroteio em uma escola e têm como objetivo educar os gamers sobre a dura realidade dos tiroteios em massa nos Estados Unidos, incentivando-os a promover mudanças reais contra esse problema e defender projetos de lei que aumentem o controle de armas no país.
A campanha busca engajar diferentes faixas etárias, desde a Geração Z até as gerações mais maduras, incluindo pais, estudantes e ativistas. No jogo, os participantes enfrentam o desafio de escapar de uma escola durante um tiroteio, explorando cenários cuidadosamente recriados com base em dados reais de incidentes já ocorridos.
O jogo foi projetado com atenção minuciosa aos detalhes para envolver os jogadores em uma experiência imersiva. Sons, alarmes e objetos deixados para trás são recriados com precisão, transportando os participantes para a realidade de um tiroteio em uma escola. Durante a exploração, os jogadores encontram informações embutidas em livros e quadros, revelando dados sobre a frequência e o impacto desses eventos nas escolas dos Estados Unidos.
A proposta do jogo é educar pessoas que não estão familiarizadas com o movimento de prevenção à violência armada, destacando ações simples que podem salvar vidas. Ele também apresenta medidas políticas essenciais que podem fazer a diferença. Ao longo da experiência, os jogadores são expostos a cinco propostas legislativas fundamentais, todas com potencial de impacto real. Para escapar da escola e concluir o jogo, é necessário coletar essas leis, que incluem:
- Proibição de Armas de Assalto
- Lei de Armazenamento Seguro (Lei de Ethan)
- Proibição de Revistas de Alta Capacidade
- Verificação de Antecedentes em Todas as Vendas de Armas
- Elevação da Idade Mínima para Compra de Armas
Reunião Abragames + ApexBrasil + MDIC
A Abragames se reuniu com a ApexBrasil para discutir a regulamentação e o desenvolvimento do setor de jogos.
Participaram: O Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o Diretor da Apex-Brasil , Floriano Pesaro, e o Secretário de Comércio e Serviços, Uallace Moreira.
Saiba mais: O presidente da Abragames, Rodrigo Terra, participou de uma reunião estratégica com o Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, para discutir ações voltadas ao fortalecimento do setor de games no país e sua expansão internacional.
O encontro também contou com a presença de Floriano Pesaro, Diretor da Apex-Brasil, que destacou os resultados da parceria de 12 anos entre a Apex-Brasil e a Abragames, por meio do Brazil Games Export Program. Durante a reunião, foi ressaltada a importância de investir no setor como forma de atrair novos investimentos, fomentar o crescimento do ecossistema e promover uma maior integração entre os seus players.
O objetivo é ampliar ainda mais a internacionalização das empresas brasileiras de games, fortalecendo a colaboração com o Ministério do Desenvolvimento para acelerar esse progresso.
Saiba mais sobre esse momento no vídeo produzido pela Apex-Brasil em parceria com a Abragames.
Cerimônia de entrega do Prêmio ApexBrasil + Exame Melhores dos Negócios Internacionais
A gerente do Projeto Brazil Games, Patricia Sato, e a Head de Biz Dev da Abragames, Yaya Torre, prestigiaram a cerimônia e representaram a Abragames
Saiba mais: Patrícia Sato, Gerente do Projeto Brazil Games, e Yaya Torre, Head de Biz Dev da Abragames, prestigiaram a cerimônia de entrega do Prêmio ApexBrasil + Exame Melhores dos Negócios Internacionais, realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, recebido pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e pela diretora de negócios da Agência, Ana Repezza, entre outras autoridades de destaque.
Patrícia e Yaya representaram nossa Associação em uma noite especial que celebrou o sucesso e a internacionalização de negócios brasileiros.
Confira os destaques na nossa página do Instagram.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.