É publicado um convite à apresentação de projetos para a programação francesa no Brasil.
OS APLICATIVOS ESTÃO FECHADOS
CHAMADA DE PROJETOS PARA A PROGRAMAÇÃO DA FRANÇA NO BRASIL
Cronograma da chamada de projetos:
– Abertura da plataforma de apresentação de projetos: 23 de maio de 2024
– Encerramento da chamada para projetos: 1 de julho de 2024 (23h59)
– Avaliação de arquivos: julho – agosto de 2024
– Comitê bilateral de rotulagem: as datas do comitê, bem como a comunicação dos resultados, serão especificadas posteriormente
Para enviar seu projeto, acesse a plataforma IFprog. Você precisará criar uma conta e enviar seu projeto.Agradecemos que leia o regulamento detalhado da chamada para projetos na plataforma IFprog que explica este procedimento.
A chamada para projetos do Instituto Francês diz respeito à seleção e rotulagem de projetos no âmbito da programação francesa no Brasil.
Esta chamada está aberta a líderes de projeto franceses ou brasileiros que desejam propor projetos que se enquadram nesta programação, que será realizada de agosto a dezembro de 2025 no Brasil. Os projetos apresentados devem envolver profissionais de ambos os países, engajados em uma parceria.
A delegacia brasileira também selecionará, no âmbito de uma chamada dedicada, os projetos que fazem parte da programação do Brasil na França. Para projetos que ocorrem na França, os líderes do projeto são convidados a entrar em contato com a delegacia brasileira Brasilfranca2025@itamaraty.gov.br
(as informações sobre a seleção brasileira serão publicadas em breve no site do Instituto Francês).
Os projetos cruzados (que ocorrem nos dois territórios) podem ser objeto de um duplo depósito: com a chamada de projetos francês, para rotulagem e apoio financeiro para a parte no Brasil, e com a chamada para projetos brasileira para a parte na França.
Por “projeto cruzado”, entende-se um projeto liderado por um parceiro francês e um parceiro brasileiro com uma componente na França e no Brasil.
Para entrar em contato com o Pôle Saisons et Temps forts do Instituto Francês:
france-bresil@institutfrancais.com
As prioridades definidas pelos dois presidentes para esta temporada são as seguintes:
- Clima e transição ecológica: a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano em Nice em junho de 2025 e a COP 30 em Belém em novembro de 2025 refletem a vontade dos dois presidentes de responder em conjunto, e em um quadro multilateral, às questões climáticas. Este tema constituirá um eixo forte da programação em um significado amplo que pode incluir as principais questões da transição ecológica, como a biodiversidade, as energias descarbonizadas ou a cidade sustentável.
- Diversidade das sociedades e diálogo com a África: a Temporada fortalecerá o envolvimento das populações afro-descendentes e indígenas na relação franco-brasileia, com ênfase particular na Guiana e nas Índias Ocidentais. A França e o Brasil também compartilham fortes laços com a África, que a programação destacará para desenvolver a cooperação entre nossos três continentes em torno de prioridades comuns.
- Democracia e globalização justa: os presidentes Macron e Lula enfatizaram seu desejo de trabalhar em conjunto para defender os valores democráticos e trabalhar para uma globalização mais justa e inclusiva, em particular lutando contra a desinformação, a desigualdade e a discriminação. A programação visará mobilizar os jovens em torno desses temas, organizando encontros, debates de ideias e trocas de experiências.
Esta Temporada é implementada pelo Instituto Guimarães Rosa e pelo Instituto Francês, em estreita colaboração com a Embaixada do Brasil na França e a Embaixada da França no Brasil, sob a égide dos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura dos dois países. O Comissariado Geral da Temporada França-Brasil 2025 é confiado, para a parte brasileira ao Sr. Emilio Kalil, e para a parte francesa, à Sra. Anne Louyot.
Para participar da chamada de projetos para a programação da França no Brasil, encontre as informações na guia “modalidades” acima.