EDITORIAL
Março foi um mês muito importante para a nossa indústria, com a realização de dois grandes eventos: a GDC, onde o projeto Brazil Games, uma parceria da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou com quase 50 empresas, e o almoço dos Presidentes do Brasil e da França, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, do qual a Abragames fez parte. E, entre outros, teve ainda o evento Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil e o C20 . Mas o ponto alto foi a aprovação do Marco Legal dos Games pelo Senado Federal. Agora o foco está na gamescom latam, cujos preparativos já estão em ritmo acelerado, e na segunda etapa da validação do Marco Legal, que precisa ser aprovado pela Câmara. E abril mal começou!
GOVERNO
Marco Legal dos Games é aprovado no Senado e na Câmara. Abragames celebra vitória e aguarda a sanção presidencial.A aprovação do Marco Legal dos Games no Senado Federal e na Câmara de Deputados foi uma conquista histórica para a nossa indústria. A Abragames comemora essa vitória e agradece a todos os que apoiaram a luta: representantes de vários setores da indústria, associações regionais, diversas entidades e os parlamentares, especialmente a senadora Leila Barros, @leiladovolei, os senadores Rodrigo Pacheco, @rodrigopacheco, Flávio Arns, @flavioarns, Eduardo Girão, @eduardogiraooficial e o deputado Kim Kataguiri, @kimkataguiri.
O empenho da Abragames, com o apoio da indústria e de seus parceiros, foi fundamental para esta vitória, que vai representar mudanças importantes para o desenvolvimento da indústria de games do Brasil. O texto atual do Marco Legal dos Games, que agora segue para a sanção presidencial, é uma construção dos esforços da Associação, setores da Academia e de entidades representativas do setor de videogames e proteção de crianças e adolescentes para instrumentalizar as decisões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A iniciativa é essencial para diagnosticar o momento atual do segmento, entender suas principais necessidades e obter a real dimensão da indústria brasileira.
“Essa é uma enorme vitória para o setor brasileiro de games. Ao longo dos últimos dois anos, junto às associações regionais e a centenas de estúdios, temos travado um longo debate por melhorias no texto de lei que visa regulamentar uma indústria tão importante para o futuro do Brasil. Hoje podemos dizer que o esforço valeu a pena e que estamos mais próximos de alcançar esse grande objetivo”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
O Marco Legal dos Games em sua forma atual é derivado de mais de 15 anos de demandas do setor de gamedev, de organizações, institutos e entidades, das entidades regionais de Gamedev, da Abragames nacional e de toda a rede que se manifestou e lutou de alguma forma para que o setor fosse ouvido. O documento também teve contribuições do Ministério da Cultura, Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Fazenda e Ministério de Desenvolvimento Econômico e Industrial. “O texto foi construído e conquistado para o Setor. Foram muitas mãos, e a Abragames estava lá também para defender os interesses deste setor que é campeão de inovação na Economia Criativa”, complementou Rodrigo Terra.
Veja a versão final do texto aprovado pelo Senado e pela Câmara: TEXTO FINAL
Abragames marca presença no almoço oferecido por Lula para Macron
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, presenteia os presidentes do Brasil e da França com um jogo 100% brasileiro.
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, foi um dos convidados para o almoço que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ao Presidente da França, Emmanuel Macron. Junto com Cecilia Rodrigues, da consultoria E-Relgov, Terra aproveitou a presença no almoço realizado na sede do Itamaraty para entregar em mãos ao presidente Lula e ao presidente Macron um presente simbólico dos games do nosso país: um jogo digital 100% brasileiro, o Horizon Chase Turbo – Senna, da empresa Aquiris, do Rio Grande do Sul. A indústria brasileira de jogos digitais é potente e alcança mais esse espaço.
Almoço do Brasil para a França, no Itamaraty, reúne executivos, empresários e políticos
Veja quem mais esteve lá:
GAMESCOM LATAM 2024
Pitch@gamescom latam Powered by Abragames/Brazil Games
Cinco jogos serão selecionados para se apresentar na gamescom latam.
A Abragames está promovendo um Pitch para você poder levar seu jogo para os palcos da gamescom latam. O Pitch@gamescom latam Powered by Abragames/Brazil Games acontecerá durante a gamescom latam, que será realizada entre os dias 26 e 30 de junho em São Paulo. Cinco jogos terão a oportunidade de brilhar no palco e de disputar os prêmios. Além disso, serão realizadas duas mentorias com o expert no assunto, Jason Della Rocca, que também será responsável por coordenar a apresentação dos games.
Uma mentoria será realizada online no dia 30/04 das 17h30 às 18h30, e outra será presencial e acontecerá durante a gamescom latam (26 ou 27/06). O evento online é aberto para todos os interessados e o presencial para os interessados que estiverem na gamescom latam. Devs que gostam de desafios devem ficar ligados.
O primeiro lugar vai levar um troféu e uma credencial business para a gamescom latam 2025 + espaço no Panorama Brasil ou no estande indie, no momento do lançamento do jogo apresentado.
As apresentações e todo o material submetido deverão ser em inglês e o Pitch será presencial durante o evento. Vale lembrar que o Pitch@gamescom latam Powered by Abragames/Brazil Games é válido somente para os times da América Latina.
Veja toda a agenda:
- 30 Março – Abertura das inscrições
- 30 Abril – Webinar Online com Jason Della Rocca, das 17h30 – 18h30 – Aberto ao público em geral
- 5 Maio – Inscrições encerram
- 10 Maio – Sai a lista de selecionados que vão para o Pitch
- 15 Maio – gamescom.latam anuncia os estúdios selecionados
- Mentoria presencial – 26 ou 27 de Junho – TBC – 16h00 (60 minutes)
- Pitch – June 28 às 16h00
Foi liberada a venda de ingressos para a gamescom latam 2024
O primeiro lote desbloqueado dá direito a curtir todas as áreas do evento, exceto a gamescom latam área business.
Com o desbloqueio do primeiro lote para o público em geral, você tem a chance de garantir seu passaporte para explorar todas as áreas do evento, exceto a gamescom latam área business. Durante o evento, você terá acesso a mais de 250 games para testar e se divertir, além de assistir a palestras com profissionais renomados da indústria, conhecer seus criadores de conteúdo favoritos e participar de campeonatos de e-Sports emocionantes.
É a sua oportunidade de mergulhar de cabeça no universo dos jogos, encontrar outros entusiastas e compartilhar momentos únicos com a comunidade gamer. Não perca essa chance de fazer parte deste marco na história dos games na América Latina! Os ingressos do primeiro lote estão disponíveis agora, acesse o site e não deixe de garantir sua vaga.
GDC 2024
GDC 2024: Sucesso de Inovação e Criatividade em São Francisco
Brasil Brilha em um Palco Global de Inovação e Networking.
A Game Developers Conference (GDC) 2024, realizada de 18 a 22 de março em São Francisco, nos EUA, foi um verdadeiro sucesso, reunindo profissionais, entusiastas e líderes da indústria de jogos de todo o mundo. Este ano, o Brasil marcou presença de forma notável, destacando-se em diversos eventos e iniciativas que refletem a crescente relevância da cena de jogos do país no cenário internacional.
Antes mesmo da GDC, Rodrigo Terra, presidente da Abragames, esteve em um painel da SPXP – São Paulo Experience, Casa São Paulo, no South by Southwest (SXSW) 2024, realizado em Austin, Texas, EUA. A Casa São Paulo no SXSW 2024 é um espaço que mostra cultura, inovação e criatividade do Brasil, proporcionando uma vitrine única para o talento brasileiro.
Na GDC, diversos eventos marcaram a agenda. A delegação, com quase 50 empresas e mais de 100 pessoas, ocupou os espaços do evento e fez muitas reuniões de negócios no estande do Brazil Games.
Além disso, os representantes da Abragames, Rodrigo Terra, Eliana Russi e Patrícia Sato participaram ativamente das palestras e discussões sobre os rumos da indústria de jogos no Brasil e no mundo. Rodrigo Terra e Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam/BIG Festival, falaram sobre a indústria do Brasil e sobre o evento, que vai acontecer em junho em São Paulo.
Paralelamente à GDC aconteceu Global Play Showcase, onde foram apresentados novos jogos de diferentes países. Representando o Brasil estava o game “Mark of The Deep”, desenvolvido pela Mad Mimic. O jogo fez o mais sucesso e atraiu muitos jogadores.
Eventos como o café da manhã no estande do Brazil Games, promoveram momentos de descontração e integração. Com pão de queijo, caipirinha e muitos quitutes brasileiros, a InvestSP recebeu diversos convidados para o São Paulo Day, um momento de confraternização e networking. Os eventos foram uma oportunidade para os participantes recarregarem as energias e trocarem ideias em reuniões de negócios.
Depois do São Paulo Day, parte da delegação brasileira se reuniu para tirar uma foto em frente ao estande.
Dica: Se você quer saber mais sobre os destaques da participação brasileira na GDC 2024, fique ligado em nossas redes sociais para ver as atualizações.
C20
Abragames marcou presença no C20 deste ano
Vice-Presidente da Abragames participou do evento em Recife.
Como uma das organizações credenciadas, a Abragames participou dos grupos de trabalho de Educação e Cultura e de Digitalização e Tecnologia. O objetivo foi contribuir para a produção de documentos que representem as demandas da sociedade civil, que serão encaminhados aos governos e à organização do G20.
Em Recife, Raquel Gontijo e Carolina Caravana estiveram presentes na inauguração do C20, e participaram ativamente dos painéis e debates.
ApexBrasil celebra seu compromisso com a equidade de gênero
Carolina Caravana, VP da Abragames, participou do evento Mulheres e Negócios Internacionais.
Carolina Caravana, VP da Abragames, participou no dia 18 de março do evento Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil. O evento celebrou os resultados do compromisso de equidade de gênero da ApexBrasil.
A equidade de gênero é uma das pautas prioritárias da ApexBrasil. Neste ano, o Ministério das Mulheres coordena o primeiro Grupo de Trabalho dedicado à pauta, para debater medidas para combater a violência contra mulheres e promover o empoderamento feminino. O programa “Mulheres e Negócios Internacionais” foi lançado pela ApexBrasil em 2023 com o objetivo de atrair mais empresas lideradas por mulheres para o comércio exterior.
ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA E SERVIÇOS
ApexBrasil promoveu o Encontro Nacional da Indústria e Serviços na Fiesp, em São Paulo
A cerimônia aconteceu dia 05 de março e contou com a presença do Presidente da Abragames.
A primeira edição do Encontro Nacional de Indústria e Serviços, uma iniciativa da ApexBrasil, elevou os debates sobre o futuro da indústria. A programação envolveu painéis que debateram a nova agenda estratégica para diferentes setores, inovação e perspectivas para negócios internacionais. Participou do evento o Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin e o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras autoridades e de mais de 30 entidades setoriais apoiadas pela Agência.
O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo, e Rodrigo Terra, presidente da Abragames, participou do painel Perspectivas dos Complexos Setoriais de Indústria e Serviços.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, falou sobre o evento: “Quando articulamos estratégias que envolvem setor empresarial e governo, conseguimos exportar com mais eficiência. E é isso que um encontro como este pode proporcionar, especialmente agora, que o país está recuperando e fortalecendo sua indústria”.
PAVILHÃO FANTÁSTICO E MAQUINITAS
Oportunidade única para gamers e cineastas
De 17 a 20 de maio de 2024, no Marché du Film / Cannes Film Festival terá um espaço de networking para promoção de projetos.
A colaboração entre o Fantastic Pavilion e as Maquinitas visa promover a indústria de videogames em escala global e fortalecer a colaboração entre as indústrias cinematográficas e de jogos.
O evento “LET’S SPOOK CANNES”, trata-se de um chamado para jogos de horror e fantasia que promete conectar desenvolvedores de jogos com profissionais das áreas de cinema e jogos. Este evento proporcionará um espaço de networking exclusivo durante o Marché du Film / Festival de Cannes, de 17 a 20 de maio de 2024.
Os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e materiais promocionais, além de interagir com potenciais parceiros e investidores. Além disso, haverá a possibilidade de explorar colaborações com estúdios de cinema, televisão e séries interessados em adaptar jogos para as telonas, por meio de reuniões individuais.
Projetos publicados em 2022, 2023 e 2024, ou aqueles em fase de produção com lançamento previsto para 2024, são elegíveis para participar. Um total de dois projetos serão selecionados para receberem credenciamento para o Marché du Film de Cannes e apresentarem seus jogos no showroom do Fantastic Pavilion. As inscrições estão abertas online até o dia 11 de abril. Os dois projetos selecionados serão anunciados em 18 de abril por meio das redes sociais do evento. A curadoria e seleção dos projetos serão realizadas por uma equipe de especialistas das indústrias de videogames e audiovisual.
Requisitos de inscrição e elegibilidade:
- Os projetos devem enviar uma demo do jogo em sua inscrição para o Let’s Spook.
- Os projetos devem acompanhar sua apresentação com um Video Pitch ou Trailer com duração máxima de 5 minutos
- Apenas projetos publicados nos anos de 2022, 2023 ou 2024, ou aqueles em fase de produção com lançamento previsto para 2024, serão aceitos.
- Taxa de participação: 35 euros.
Para mais informações e inscrições, entre em contato através do e-mail: lasmaquinitas@ventana-sur.com.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.