EDITORIAL
Chegamos ao final do ano de 2023! O ano nos deixou ainda mais confiantes e felizes com os resultados dos projetos que temos feito com nossos associados. Em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) o Projeto Setorial Brazil Games foi um sucesso! O ano encerrou com um super anúncio: o lançamento da gamescom latam, que se uniu ao BIG Festival, que agora estará dentro do evento, que será o maior da América Latina. Para o próximo ano a equipe da Abragames não para de ter ideias e muita coisa boa já começa a sair do papel para entrar na agenda.
Boas Festas para todos e até 2024, que sem dúvidas será um ano muito animado para o nosso setor.
GAMESCOM LATAM
Abragames dá boas-vindas e apoia o lançamento da nova gamescom LATAM no Brasil
O evento é resultado da parceria entre o BIG Festival e a gamescom.
A Abragames, parceria do BIG Festival desde as primeiras edições, é apoiadora oficial da gamescom LATAM, evento que será realizado pela Koelnmesse, organizadora da gamescom em Colônia/ALE e em Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry Association), a associação alemã da indústria; pelo BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.
Como em outras edições do BIG Festival, a Abragames continuará fazendo parte da curadoria dos conteúdos B2B da gamescom LATAM, coordenando painéis e palestras, e será a responsável por parte dos convidados internacionais que estarão no evento em 2024.
“A Abragames participará da gamescom LATAM 2024 com o intuito de promover a indústria nacional de jogos e gerar oportunidades de negócios para os estúdios nacionais. Em 2023, por exemplo, no BIG Festival, a associação foi responsável por mais de 40 horas de conteúdo ao vivo e trouxe 37 personalidades de outros países para participar do festival”, analisa Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
“Agora, com a nova gamescom LATAM, vamos expandir ainda mais a nossa participação e proporcionar momentos marcantes para jogadores, desenvolvedores, executivos, fãs, entusiastas e demais colegas da indústria gamer”, conclui o presidente da Abragames.
A gamescom LATAM acontecerá de 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo, e a meta é que o evento se torne uma das maiores plataformas de negócios e lançamentos do setor de games no mundo. E a Abragames vai oferecer todo o apoio para garantir o sucesso da gamescom LATAM.
GOOGLE PLAYTIME
Participamos do evento promovido pela Google
A Abragames esteve presente no Google Playtime, em São Paulo.
Daniel Trocóli, Head de Parcerias para Jogos do Google Play para a América Latina
Recentemente, a Abragames teve a honra de participar ativamente do Google Playtime em São Paulo, um evento promovido pela Google que se destaca como um encontro fundamental para desenvolvedores de jogos e profissionais da indústria.
A Google Playtime é uma iniciativa global que visa proporcionar um espaço para troca de experiências, apresentação de novidades e discussões aprofundadas sobre o universo dos jogos para dispositivos móveis. Daniel Trocóli, Head de Parcerias para Jogos do Google Play para a América Latina, esteve no palco para fazer uma importante apresentação. Trocóli subiu ao palco para dar insights valiosos e destacar as oportunidades emocionantes oferecidas pelo Indie Games Fund 2023.
No palco também pudemos ver a presença ilustre de Filipe, representando a Aoca, e Tulio Mendes, Diretor de Arte e Criação na Glitch Factory. Suas participações enriqueceram ainda mais o evento, trazendo perspectivas valiosas e compartilhando experiências enriquecedoras. A Abragames fica contente com a participação ativa de Filipe e Tulio no evento, reconhecendo o valor que esses profissionais agregaram ao evento e fortalecendo os laços colaborativos dentro da comunidade de desenvolvedores de jogos na América Latina.
MERCADO
Playing for the Planet lançou o Green Game Jam. Abragames apoia o Green Game Jam: Juntos pela Sustentabilidade Ambiental.“Playing for the Planet” é uma iniciativa global que visa mobilizar a indústria de jogos eletrônicos para contribuir de maneira positiva para a sustentabilidade ambiental. Lançada em setembro de 2019 durante a Cúpula do Clima da ONU, a iniciativa reúne empresas líderes do setor de jogos para combater as mudanças climáticas e promover práticas sustentáveis. A iniciativa reconhece o alcance global dos jogos eletrônicos e busca aproveitar essa influência para inspirar ações ambientais positivas.
Recentemente, o Playing for the Planet lançou o Green Game Jam, um evento único que desafia estúdios de jogos a implementar práticas sustentáveis em seus jogos já existentes. Ao invés de criar jogos do zero em um curto período, convidamos os desenvolvedores a incorporarem ativações verdes em seus projetos atuais. Ao longo de quatro anos, o Green Game Jam já alcançou feitos notáveis, incluindo o plantio de mais de 2,5 milhões de árvores e a doação de $700,000 USD para apoiar a vida selvagem.
Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença, unindo a criatividade da comunidade de desenvolvimento de jogos para impactar positivamente o nosso planeta. Encorajamos fortemente os estúdios associados da Abragames a se juntarem a nós neste esforço sustentável. O kit inicial está disponível no site do Playing for the Planet. A data limite para inscrições de estúdios é 15 de janeiro de 2024.
EVENTO DE FIM DE ANO DA APEXBRASIL
Abragames destaca projetos de sucesso em evento da ApexBrasil
Abragames apresenta contribuições e projetos de sucesso em encontro promovido pela ApexBrasil.
A Abragames teve a honra de apresentar, por meio de seu presidente Rodrigo Terra, seus projetos e ações de sucesso para os colaboradores da ApexBrasil. O evento de final de ano da ApexBrasil, que aconteceu em Brasília, também recebeu Gustavo Steinberg, que apresentou a gamescom LATAM e os planos do evento para 2024.
Durante a apresentação, Rodrigo Terra destacou o comprometimento da Abragames em fortalecer a presença e o impacto dos desenvolvedores de jogos brasileiros no cenário internacional. Projetos que promovem a inovação, a criatividade e a sustentabilidade foram evidenciados, refletindo o papel crucial da associação na promoção e no desenvolvimento contínuo da indústria nacional de jogos.
ABRAGAMES EM BRASÍLIA
Presidente da Abragames, Rodrigo Terra, participa de eventos cruciais em Brasília
Reforço de compromissos estratégicos aconteceram no mês de dezembro para a Abragames.
No dia 13 de dezembro, Rodrigo Terra participou de uma reunião crucial com a Secretária Joelma, no Ministério da Cultura (MinC). Essa oportunidade foi fundamental para discutir e fortalecer parcerias estratégicas que visam impulsionar o setor de jogos eletrônicos no Brasil. A troca de ideias e a colaboração com as autoridades no MinC são passos essenciais para o desenvolvimento sustentável da indústria.
Além disso, no dia 11 de dezembro, segunda-feira, a representante da Abragames em Brasília esteve presente na reunião da Comissão de Educação e Cultura do Senado. A participação ativa da nossa representante nesse importante encontro destaca o compromisso da Abragames em contribuir para a formulação de políticas públicas que impactam diretamente o cenário educacional e cultural ligado aos jogos no Brasil.
Esta semana agitada e repleta de eventos relevantes foi crucial para a Abragames, reafirmando seu comprometimento em ser uma voz representativa e atuante no âmbito cultural e educacional. A participação do presidente Rodrigo Terra em eventos de destaque evidencia a importância estratégica da associação na defesa dos interesses da indústria de jogos brasileira.
OPORTUNIDADE
Ei, bora falar de Direito e games?
Ao longo do ano, na newsletter da Abragames, o CQS/FV Advogados publicou uma série de artigos que discutem a importância do Direito na indústria dos games. Neste último espaço de 2023, vamos relembrar cinco momentos:
1. Por que os direitos autorais e a propriedade intelectual não devem ser negligenciados nas trilhas sonoras de games?
“Os elementos de áudio presentes nos jogos digitais podem ter diferentes fontes de direitos autorais, como composição, execução ou gravação. É importante ressaltar que, frequentemente, os direitos autorais das composições musicais reais são de propriedade, copropriedade e/ou administrados por editoras de música. Nesse sentido, a música utilizada nos jogos digitais é protegida da mesma forma que em qualquer outro contexto”, explica a advogada do CQS/FV Camila Vilela. Leia o artigo completo https://bit.ly/3PrTPU8
2. No âmbito das negociações internacionais, quais são os principais desafios durante a reestruturação de uma empresa?
De acordo com a sócia do CQS/FV Advogados Daniella Galvão, eles se encontram em três áreas: Societária, Trabalhista e Tributária. Leia o artigo completo https://bit.ly/3l6akKf
3. “The Last of Us” saiu do universo dos games e emplacou com louros na HBO. Em artigo, o advogado do CQS/FV Caio Duarte e o gerente do escritório Rodrigo Chacon elencam o que devemos aprender com adaptações como essa.
Leia a argumentação completa https://bit.ly/3KUeyzj
4. Ainda na esfera do Direito do Autor, há o artigo “Direito autoral: más escolhas podem acabar com o seu game – e com o seu nome”, do gerente do CQS/FV Advogados Lucas Morado.
No texto, o especialista destaca: “Quem atua como marketplace, em seus termos de uso, apresenta uma frase informando que não se responsabiliza por qualquer violação de direito decorrente do uso de qualquer ativo ali vendido.
“Ou seja, se você tiver um problema lá na frente, caberá a você encontrar a pessoa que criou – no caso de uma violação, quem copiou propriedade de terceiro – para responsabilizá-la pelo seu prejuízo.”
Leia a argumentação completa https://bit.ly/40R07Am
5. Com mais de 20 anos de experiência em Direito do Entretenimento e após participar das edições de 2023 de eventos como Gamescom, Web Summit e BIG Festival, o sócio-fundador do CQS/FV Advogados Fábio de Sá Cesnik analisa o mercado de games neste ano e discute o futuro do business
Leia o artigo completo https://bit.ly/41jQBrg
* Para saber mais sobre as áreas de atuação do CQS/FV Advogados, acesse www.cqsfv.com.br.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.