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NEWSLETTER – Novembro

EDITORIAL

​O mês de novembro foi um mês de muitas ações por parte da Abragames e de seus associados. Além do MICBR, a associação participou, junto com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), do Web Summit Lisboa e da DevGAMM, que também aconteceu em Portugal. O sucesso de todos os eventos repercutiu entre os associados e vai impulsionar os planos para 2024. Muitas novidades estão sendo preparadas e estamos empolgados(as) com todas elas. Fique atento(a) para acompanhar tudo o que vem por aí. Siga a Abragames nas mídias sociais e fique por dentro de tudo.

​WEB SUMMIT LISBOA

Lisboa foi palco da Web Summit de 13 a 17 de novembro

Pela primeira vez, a Abragames marcou presença no evento.

O Web Summit, considerado a maior conferência de tecnologia da Europa e realizado anualmente em Lisboa desde 2009, tornou-se uma excelente oportunidade para a Abragames promover conexões entre empresas brasileiras e o mercado internacional. A entidade, através do projeto setorial Brazil Games, marcou presença com seis estúdios associados, que representaram o setor de games do Brasil neste prestigiado evento.  O Web Summit, que é um dos mais esperados e respeitados pontos de encontro para startups, corporações e investidores, recebeu 70.236 participantes, de 153 países. Entre eles, estavam mais de 2.600 startups, que puderam apresentar suas soluções inovadoras.  


O Web Summit deste ano foi palco do fortalecimento das conexões e das parcerias da indústria de jogos. Um destaque especial foi a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Abragames e a APVP (Associação de Produtores de Videojogos Portugueses) em Lisboa. Este marco representa um passo importante na colaboração entre as associações, evidenciando o compromisso mútuo de impulsionar o desenvolvimento da indústria de videogames.

O presidente da Abragames, Rodrigo Terra, e André Pais, da APVP.

Além disso, o presidente da Abragames Rodrigo Terra também esteve presente nas palestras. Junto com Fábio Cesnik, da CQS/FV Advogados, Terra compartilhou as suas perspectivas e insights durante uma apresentação realizada no Pavilhão do Brasil. O tema “A Indústria Brasileira de Games” permitiu uma análise do cenário atual e futuro dessa vibrante indústria no Brasil. A palestra não apenas proporcionou uma visão valiosa para os participantes, mas também destacou o papel fundamental da Abragames na promoção do crescimento e reconhecimento internacional da indústria de jogos brasileira.

​O presidente Rodrigo Terra e Fábio Cesnik, da CQS/FV Advogados.

Em uma parceria estratégica entre a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Embaixada do Brasil em Lisboa, o SEBRAE e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), juntamente com o apoio de diversas entidades brasileiras, foi realizada a Missão de Internacionalização para o Web Summit de 13 a 17 de novembro de 2023. O propósito primordial dessa iniciativa foi atender empresas brasileiras inovadoras, identificando o potencial de cada uma delas para estabelecer negócios não apenas em Portugal, mas também em toda a Europa.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, no Seminário de Internacionalização, durante o Web Summit Lisboa.

Veja os estúdios que foram junto com a Abragames:

  • Cafundó Estúdio Criativo Eireli  
  • Kokku Games  
  • Arvore Experiências Imersivas   
  • Mad Mimic Games e Softwares       
  • Alopra Estúdio Ilustrações e Animações ​  
  • Webcore Serviços 

​DEVGAMM LISBOA

A DevGAMM, em Portugal, aconteceu na mesma semana que o Web Summit

As empresas que participaram do Web Summit receberam credenciais para a DevGAMM.

As empresas que participaram do Web Summit Lisboa receberam credenciais especiais para participar da DevGAMM, que esteve focada apenas na audiência B2B. Nesse ambiente vibrante e inspirador, onde a inovação e a criatividade eram os pilares, o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, não só participou ativamente, como também teve a oportunidade de ministrar uma palestra focada em estratégias para fazer negócios com o Brasil.

​O evento, que serve como uma plataforma global para a troca de conhecimentos e networking entre desenvolvedores, destaca-se não apenas como uma vitrine para o talento local, mas também como uma ponte de conexão entre diferentes comunidades de jogos ao redor do mundo. A participação da Abragames nessas discussões estratégicas reflete o compromisso contínuo da associação em fortalecer as relações internacionais e promover oportunidades significativas para a indústria de jogos brasileira.


​MICBR 2023

MICBR 2023 brilha em Belém, PA: semana intensa de inovação e tecnologia

Dos dias 8 a 12 de novembro a Abragames apoiou e participou do MICBR 2023.

A Abragames esteve presente no MICBR 2023. O encontro reuniu mentes criativas de todo o Brasil para discutir, aprender e trocar conhecimento no setor de games, assim como de outros segmentos ligados à criatividade e à cultura do país. A diretora da Abragames, Eliana Russi, que mediou três palestras que discutiram a indústria de games, aproveitou a oportunidade para ampliar conexões, inspirar inovações e fortalecer o mercado de jogos brasileiro. Foi uma experiência incrível de networking e discussões estratégicas, onde os participantes puderam construir pontes para o futuro. 

Durante o evento, o head de parcerias para jogos do Google Play para a América Latina, Daniel Trócoli, subiu ao palco e anunciou os 10 estúdios selecionados pelo Indie Games Fund 2023.

​Veja quem foram os indicados:

  • 67 Bits – My Zombie World
  • Actoon Studio – Wind Peaks
  • Big green pillow – Slash Quest
  • Blu Studios – Farm vs aliens
  • Creative Hand – Tiny Witch
  • Mother Gaia – Legend of the skyfish 2
  • Ogre Pixel – Lonesome Village
  • Purple tree – Golazo
  • Rockhead studios – Starlit Kart Racing
  • Pincer Games – Fighters of fate: card duel

O Indie Games Fund é um dos programas apoiados pelo Google Play para auxiliar estúdios de menor porte, sendo um exemplo notável o Indie Games Accelerator. Esse programa proporciona treinamento e orientação especializada, e recentemente envolveu a participação de 29 estúdios latino-americanos. Essa iniciativa reflete o compromisso da plataforma em impulsionar o crescimento e o sucesso de desenvolvedores independentes.

Daniel Trócoli explicou como foi criado o fundo de investimento para desenvolvedores de jogos independentes. “Em todas as iniciativas que fizemos detectamos que passávamos o conhecimento para esses profissionais, mas eles enfrentavam dificuldades na aplicação desse conhecimento. Um dos grandes gargalos era a questão do acesso ao investimento. Por conta disso, precisavam investir grande parte do seu tempo trabalhando para terceiros”.

MICBR 2023 – ​ O Ministério da Cultura (MinC) desempenhou um papel de destaque como protagonista na organização, demonstrando seu comprometimento com o crescimento e fortalecimento da indústria de jogos no Brasil. Além disso, a parceria estratégica com a ApexBrasil na área de negócios teve papel fundamental, proporcionando o ambiente ideal para a expansão comercial e a internacionalização das empresas brasileiras de jogos. A colaboração entre órgãos governamentais e a iniciativa privada reforça o compromisso conjunto em impulsionar a indústria de games nacional para novos patamares de sucesso.

Para mais informações sobre o evento, chequem a página do MICBR no Instagram.


​EDITAL DA LEI PAULO GUSTAVO

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou os editais da Lei Paulo Gustavo

Das empresas classificadas pelo edital da Lei Paulo Gustavo, 11 são associadas à Abragames.

A Lei Paulo Gustavo surgiu como uma medida crucial para impulsionar e revitalizar o setor cultural, duramente impactado pelos efeitos da pandemia de covid-19. Seu propósito fundamental é assegurar que artistas, produtores e organizadores culturais possam retomar suas atividades e contribuir para a revitalização do cenário cultural. Essa iniciativa visa não apenas mitigar os efeitos adversos da crise no meio cultural, mas também estimular a produção artística e criar condições favoráveis para a recuperação do setor.

A Abragames está feliz em compartilhar a notícia de que entre as empresas destacadas pelo edital da Lei Paulo Gustavo, 11 são associadas à Abragames. Essa expressiva presença reflete o talento e a excelência dos nossos membros, e contribuição significativa da comunidade de desenvolvedores de jogos ao cenário cultural.

Confira aqui as associadas que foram selecionadas:

  • Pushstart (Elevation Tecnologia e Comunicacao LTDA)
  • Split Studio (Split Studio Producoes Audiovisuais LTDA)
  • Coffeenauts LTDA
  • Electric Monkeys (STUDICA BRASIL SOFTWARE LTDA)
  • Ilex Games (Ilex Desenvolvimento de Software LTDA)
  • Eludica Inovacoes Ltda.
  • Mad Mimic Games e Softwares Ltda.
  • Estudio Eter Computacao Grafica LTDA
  • playSTEM (Playstem Conteúdos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática LTDA)
  • VRMonkey (Naked Monkey LTDA)
  • Broders (BRODERS INTERACTIVE LTDA)

​BIG FESTIVAL 2024

Foram abertas as inscrições para os Desenvolvedores que querem participar do BIG Festival 2024

As inscrições foram abertas dia 07 de novembro e vão até o dia 29 de fevereiro.

O aguardado BIG Festival está programado para acontecer de 26 a 30 de junho de 2024. Este evento, que se destaca como o maior festival de jogos independentes da América Latina, desempenha um papel crucial no cenário regional devido à sua capacidade única de reunir desenvolvedores, entusiastas, investidores e profissionais da indústria.

E a última notícia é que as inscrições para os desenvolvedores que desejam participar do BIG Festival já foram abertas. Desde o dia 7 de novembro, criadores de toda a América Latina têm a oportunidade de submeter seus jogos para avaliação e potencial seleção no evento. Este período de inscrições, que se estende até o dia 29 de fevereiro, representa uma chance imperdível para desenvolvedores independentes apresentarem suas criações ao público global, estabelecerem contatos valiosos na indústria e, potencialmente, serem reconhecidos por sua inovação e excelênciaPara mais informações, acesse o site do BIG.


​OPORTUNIDADE

Mercado de games em 2023 e um pouco do futuro

Por Fábio de Sá Cesnik*

A indústria de videogames, em constante evolução e expansão, está se
posicionando como uma das forças mais influentes no entretenimento global,
rivalizando e em alguns aspectos superando as indústrias de cinema e televisão.

Em 2023, observamos um mercado global de jogos avaliado em cerca de US$
245.10 bilhões, com projeções de crescimento para US$ 376.08 bilhões até
2028 1 . Este crescimento impressionante é impulsionado por vários fatores,
incluindo avanços tecnológicos, mudanças nos hábitos de consumo e a
diversificação do público-alvo.

Comparação com Cinema e TV
A indústria de videogames, agora mais lucrativa que as indústrias de cinema e
televisão, destaca-se pela sua capacidade de engajar o público de maneira
interativa.

Enquanto filmes e programas de TV são experiências passivas, os videogames
oferecem uma imersão ativa, permitindo aos jogadores influenciar e participar
ativamente das histórias.

Isso é evidenciado pela receita crescente dos jogos, especialmente os móveis,
que estão projetados para alcançar receitas de US$ 286.50 bilhões em 2023.
Em contraste, a receita global de bilheteria do cinema, que foi severamente
impactada pela pandemia de covid-19, mostrou sinais de recuperação, mas
ainda não atingiu os patamares pré-pandemia.

O Mercado Brasileiro de Jogos
A indústria de games no Brasil, destacando-se em um cenário global desafiador,
vem demonstrando um desenvolvimento robusto e dinâmico.

Em 2022, contrariando a tendência global de queda, o mercado brasileiro de
jogos registrou um crescimento de 3%. Essa ascensão é impulsionada pela
crescente internacionalização das empresas brasileiras de games, com mais de
1000 estúdios ativos e mais de 2600 jogos lançados entre 2020 e 2022.

Estes estúdios não só estão ampliando sua presença no mercado internacional,
com mais de 70% de seu faturamento vindo do exterior para metade deles, mas
também estão adotando tecnologias emergentes como blockchain, realidade
virtual e aumentada, e explorando o metaverso.

A pandemia serviu como um catalisador para o setor, acelerando seu
crescimento e promovendo a adoção do trabalho remoto, uma tendência que
continua a moldar a indústria. Além disso, a distribuição geográfica dos estúdios
pelo país revela uma indústria diversificada e em expansão, beneficiando-se de
um ambiente mais digitalizado e de avanços em educação à distância 2 .

Inteligência Artificial nos Games
A inteligência artificial (IA) está revolucionando a indústria de videogames,
oferecendo experiências de jogo mais ricas e personalizadas. A IA é usada para
criar comportamentos de personagens mais realistas, mundos de jogo dinâmicos
e adaptativos, e até mesmo para gerar conteúdo de jogo procedimental.

Além disso, a IA está sendo usada para melhorar a jogabilidade e a experiência
do usuário, através de recomendações personalizadas e interfaces intuitivas.
Esta tecnologia não só melhora a qualidade dos jogos, mas também abre novas
possibilidades para design de jogos e interatividade.

Futuro da Indústria
Olhando para o futuro, a indústria de videogames está posicionada para
continuar sua trajetória de crescimento e inovação.

A adoção de novas tecnologias como VR e AR, juntamente com o avanço da IA,
promete criar experiências de jogo ainda mais imersivas e personalizadas (um
bom exemplo de estúdio brasileiro de VR e AR é a Arvore, que tem sido pioneira
e premiada pelo seu avanço).

A indústria também está se diversificando, com um aumento na representação
de gênero e a inclusão de características personalizáveis nos personagens de
jogos. Além disso, a expansão dos jogos em nuvem e dos serviços de
assinatura oferece novas maneiras de acessar e desfrutar de jogos, tornando-os
mais acessíveis a um público mais amplo.

Considerações finais
Em resumo, a indústria de videogames, com seu crescimento acelerado e
adoção de tecnologias emergentes, não só está redefinindo o entretenimento
interativo, mas também desafiando e ultrapassando as indústrias tradicionais de
cinema e televisão.

Com um foco crescente na inovação, diversificação e personalização, os
videogames estão se estabelecendo como uma forma de arte e entretenimento
dominante no século 21 e que prometem vir fortes a partir de 2024, no Brasil e
no mundo.

*Fábio de Sá Cesnik é sócio -fundador do escritório CQS/FV Advogados.
Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Vice-presidente de
Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Califórnia (BCCC). E-
mail: cesnik@cqsfv.com.brcesnik@cqsfv.com.br

Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.

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